OS INDICADOS VIAJA: Liverpool

Por que não unir duas paixões, certo?

Essa é a intenção dessa nova categoria, que versa sobre turismo sem perder  o foco em cinema.

Eu diria, aliás, que começamos com o pé direito, porque o primeiro post é praticamente um blockbuster. Combina viagem, filme e música. E que música!

Estamos falando de John Lennon e, mais especificamente, de O Garoto de Liverpool, filme já comentando nesse post. Imagine você que é possível visitar as casas onde John e Paul moraram durante a adolescência, período retratado no filme de Sam Taylor-Wood.

The Beatles' childhood homes tour

O tour é oferecido exclusivamente pela National Trust e deve ser agendado com antecedência. A primeira residência a ser visita é a da Tia Mimi, onde John viveu de 1945 a 1963. A casa é bem pequena e, por isso, não serviu de locação para o filme, que montou uma réplica em uma outra região da cidade.

A casa em que John Lennon viveu com a Tia Mimi em Liverpool

O imóvel está muito bem preservado – os móveis antigos, registros de escola de John e um punhado de histórias e curiosidades contadas pelo caseiro. Uma delas é que esse tour somente é possível, porque Yoko Ono comprou a propriedade e a cedeu para a National Trust.

Outra, que mostra um pouco do gênio da Tia Mimi, é a de que somente visitas importantes podiam entrar pela porta da frente e se sentar na sala. Os demais, incluindo John e seus amigos, tinham que usar a porta dos fundos. 

Paul, aliás, foi medido da cabeça aos pés e só passou pelo crivo da tia de John porque não tinha o sotaque típico dos subúrbio. Era um jovem lapidado pela mãe, Mary, que morreu de câncer.

A casa de Paul em 20 Forthlin Road

A casa dos McCartney fica a poucos metros dali, em uma região menos nobre. Mary morreu pouco depois da família se mudar para aquela casa, onde Paul viveu ao lado do irmão Michael e do pai Jim.  Aliás, este último também era apaixonado por música, o que explica o piano acomodado na sala de visitas. Em todos os cômodos, fotos de família – boa parte feita por Michael, que é fotógrafo. 

A minha história preferida é que foi ali, naquela sala, que John e Paul mostraram a Jim a música que tinham acabado de fazer, She Loves You. O patriarca dos McCartney ouviu com atenção e comentou ao final: “Vai ser um sucesso! Só não gosto desse refrão – She loves you. Yeah, yeah, yeah! Muito americano para o meu gosto”. 😛

Paul eventualmente visita a antiga casa – costuma levar os filhos, netos e as esposas.  Em setembro, quando fiz o tour, a caseira comentou que já estava acertado o dia em que Nancy Shevell conheceria o local.

Os fãs dos Beatles ainda podem visitar a The Beatles Story, localizada nas docas (Albert Docks), uma área completamente restaurada, e fazer uma magic mistery tour a bordo de um ônibus amarelo. 

 Verdade seja dita: nem só de Beatles vive Liverpool

A cidade possui um time de futebol, o Liverpool FC; vários museus, incluindo um Tate;  a renomada The Liverpool University; e duas belíssimas catedrais – uma católica e outra anglicana.

  

Nesta última, é possível pegar um elevador e subir alguns degraus para uma vista 360º da cidade. Aliás, dá para avistar até o País de Gales!

Segundo o site oficial, a cidade  já serviu de locação também para outros filmes como Sherlock Holmes e Alfie.

 RECOMENDAÇÃO

É possível fazer um bate-e-volta de Londres, mas a cidade vale mais do que isso. Reserve um fim de semana para com calma todas as atrações.

Outra dica: para obter tarifas mais interessantes, compre com antecedência passagem. Além do Eurail, vale xeretar esse site que oferece vantagens para quem viaja de trem.

 Vale ressaltar, ainda, que a National Trust não permite fotos dentro das duas propriedades.

PS: Eu já tinha interesse em Liverpool, mas bati mesmo o martelo depois que li esse post do Riq Freire. Foi da Jackie a dica do National Trust.  

PS2: Veja outro post que passa a integrar essa categoria.

One thought on “OS INDICADOS VIAJA: Liverpool

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s